terça-feira, 18 de janeiro de 2011

#Dica para acender o carvão para seu churrasco

Já reparou que as vezes quando vamos a um churrasco ou o fazemos em casa geralmente é sempre a mesma pessoa que está lá na churrasqueira queimando as sobrancelhas no calor?
Aqui você pode com certeza ter três situações para sempre encontrar o mesmo churrasqueiro em todas as ocasiões:

1) A pessoa sabe o que faz no comando dos espetos, gosta desta lida e é sempre escolhida pelos demais devido à suas qualidade na entrega dos assados;

2) O dono do churrasco está sem tempo para fazer o mesmo (está envolvido em fazer a maionese e etc..) e coloca o cunhado desajeitado na churrasqueira para fazer o serviço;

3) Ninguém sabe acender o carvão, dai escolhem aquela pessoa que deixa queimar tudo ou entrega o boi ainda vivo no seu prato, mas é este cidadão que sabe como fazer a brasa funcionar, mesmo que ele precise de 2,5 litros de gasolina para isso e deixe o assado com gosto de oficina mecânica.

Se o seu caso se encaixa na 3ª opção, vou dar uma dica de carvão e de como acendê-lo de modo fácil e seguro.

Sobre o carvão:
Recomendo o uso de uma marca específica conhecida como Carvonet. Este produto além de ser ecologicamente correto faz o mínimo de sujeira e fumaça na combustão.

Este produto é um tipo de carvão concentrado. Ou seja toda a substância do mesmo é feita de forma compactada e que faz a brasa durar por um longo tempo.

A embalagem do produto já tem dentro de si um acendedor para você. Mas Caso já tenha usado o mesmo e não tenha mais outro recurso para acender aqui vai a dica que serve para usar em qualquer outra marca de carvão.

Use um pedaço de papel mais resistente, neste caso utilizei um pedaço da própria embalagem do carvão.

Coloque um pouco de álcool neste papel, mas não o encharque. É somente para servir de combustível na queima do mesmo e não para fazer um motor de foguete.

Enrole o papel como está na foto para formar uma espécie de pavio. É ele que fará a vez do acendedor para o nosso carvão.

Dentro da churrasqueira prepare uma ‘cama’ de carvão. Ela servirá para

que nosso acendedor não fique diretamente em contato com o fundo da churrasqueira e ajude o oxigênio a circular alimentando assim o fogo.
Coloque o acendedor sobre a ‘cama’ de carvão.

Cubra com pedaços pequenos e finos de carvão. Arrume tudo para que sempre exista a possibilidade para o oxigênio circular, pois sem ele não há fogo.

Acenda com cuidado, usando fósforos específicos ou um pedaço longo de papel. Não se aproxime em demasia do fogo para evitar um acidente.
Nosso ‘pavio’ agora irá queimar todo o carvão colocado em ciam e à sua volta produzindo as brasas necessárias para iniciar o assado.

Naturalmente o fogo irá desaparecer dando lugar as brasas tão almejadas para um bom churrasco. Quando chegar nesta etapa lembre-se de que ainda estamos iniciando o ‘braseiro’.

Agora, com todo o cuidado para não se queimar, coloque mais carvão afim de obter a quantidade necessária de brasas para assar seu churrasco.


Pronto!
Você já pode dispensar aquela pessoa que nem sabe fritar ovo, mas sabe acender o carvão, e fazer você mesmo seu churrasco do seu jeito.

Alguns detalhes importantes caso você seja um churrasqueiro de primeira viagem:

 
* Nunca utilize produtos tóxicos para acender o carvão, como: gasolina, querosene, cera, e etc.. Além de produzirem uma fumaça tóxica eles vão deixar seu assado com gosto ruim;

* A carne ou o que for assar, deve ser feito no calor das brasas. Não faça diretamente no fogo pois corre o risco de queimar o alimento por fora e ficar cru por dentro;

* Inicie seu churrasco, se possível, pelas linguiças. Pois durante o processo elas vão derramar gordura em seu carvão e isto ajuda a manter o calor mais vivo. Porém fique atento para não haver excesso caindo sobre as brasas, isto pode formar muita fumaça e mudar o sabor do alimento que está sendo assado além de afastar as pessoas de perto da churrasqueira;

*  Existe por ai um costume que algumas pessoas utilizam, que é jogar sal grosso sobre o braseiro para ‘ajudar’ o mesmo a se desenvolver. Pode até funcionar, mas é perigoso demais, pois os cristais sal grosso em contato com o calor das brasas explodem e podem queimar você;

* Alguns ‘especialistas’ em churrasco, esses de churrascaria que chegam em nossa mesa querendo mostrar seu conhecimento, dizem que para cada 1Kg de carne você deve usar 500 gramas de carvão e assim por diante. Mas não é bem verdade. Se você optar por assar carne suína vai precisar de bastante carvão e tempo, pois este tipo de carne não se serve ainda sangrando e sim bem passada. O tamanho da churrasqueira influência e muito neste ponto, pois se ela for pequena consumirá pouco e se for grande consumirá mais carvão. Ou seja, com o tempo a experiência vai lhe mostrar quanto você deve usar de carvão para cada situação.

Dica:
Gosta de fazer churrasco? Tem outra forma ou dica para contribuir aqui? É só responder neste post ou clicar no botão ‘contato’ no topo do blog e mandar sua sugestão. Publico com o maior prazer!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, Fabio; vou repassá-las aos meus amigos que muito exercitam a prática do preparo do churrasco. Quem cuida do fogo merece muito mais do que um "ô, meu, obrigada! Tá uma delícia!", não é mesmo?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...