segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tommy - A Ópera Rock do The Who

Ópera é algo que já tem seu significado bem plantado em nosso cérebro, pois quando ouvimos essa palavra imediatamente lembramos de Pavarotti, Carreras e tantos outros. Pois bem, mas e Ópera Rock? No que seu cérebro pensa ao ouvir isto? Provavelmente ele (seu cérebro) vai te levar para um ponto de reflexão não muito coerente com imagens de roqueiros cabeludos em um teatro, cantando suas musicas como se fossem tenores italianos e várias pessoas (para não dizer malucos) na plateia sem os habituais trajes a rigor deste espetáculo e vestidos com calças de couro balançando suas cabeças ao som das guitarras distorcidas em chamas no  palco. Até pode ser que isto também seja verdade…

Mas neste post estou me referindo a Tommy - A Ópera Rock do The Who. Tommy é um álbum conceitual lançado em 1969 e que nas mãos de Ken Russel virou filme em 1975.

Quem
é o The Who?
A banda foi formada em 1960. Nos primeiros passos, a formação era Pete Townshend e Jon Entwistle que logo encontraram Roger Daltrey, que era guitarrista e  posteriormente acabou se tornando o vocalista da banda. Keith Moon (um dos maiores baterista da história) fui o ultimo a compor o quadro.





Em, 69 o álbum Tommy foi lançado e aclamado pela crítica como a primeira Ópera Rock da história a ser filmada(pois se não estou enganado existiu uma obra anterior de outra banda, The Pretty Things com o albúm S.F. Sorrow, que talvez tenha sido a pioneira deste gênero, mas só foi representada nos palcos).

Mas o que faz Tommy ser uma Ópera Rock?
Se torna Ópera por ser uma sequência de fatos, narrados em forma de música, que contam o desenrolar de uma história, neste caso a do garoto Tommy, e Rock por ser o ritmo de execução da obra, além de ser a sonoridade da banda é claro!

A trama.
Tommy, um garoto da época, presencia um fato que o deixa cego, surdo e mudo: Sua mãe e seu padrasto matam seu pai.
Desta forma  Tommy passa a viver em um mundo particularmente seu, e lá ele se torna um grande campeão de pinball, além de ser escolhido como um mentor para todos os jovens que lá habitam. Mas Tommy, dentro deste seu mundo, não queria ser propriamente um novo messias e quando isto fica claro, todos se voltam contra ele.

O elenco:
Para os mais conservadores o elenco desta obra pode parecer um certo escândalo, pois alguns dos artistas envolvidos são lembrados ou conhecidos por suas atuações mais sóbrias, por assim dizer.
Oliver Reed - Frank Hobbs
Ann-Margret - Nora Walker Hobbs
Roger Daltrey (The Who,vocalista) - Tommy Walker
Elton John  (quem imaginaria, mas neste época ele ainda não era Sir) - The Pinball Wizard
Eric Clapton - The Preacher
John Entwistle (The Who, baixo) - Si mesmo
Keith Moon (The Who, bateria) - Uncle Ernie/Si mesmo
Paul Nicholas - Cousin Kevin 
Jack Nicholson (sim é ele!e vale a pena ver este monstro do cinema,cantando neste filme) - The Specialist
Robert Powell - Captain Walker
Pete Townshend (The Who, guitarra) - Pete Townshend
Tina Turner - The Acid Queen
Arthur Brown - The Priest
Victoria Russel - Sally Simpson
Ben Aris - Reverend Simpson
Mary Holland - Mrs. Simpson
Gary Rich - Rock Musician
Dick Allan - President Black Angels
Barry Winch - Tommy criança
Eddie Stacey - Bovver Boy




Veja o trailer e observe com atenção a chamada pelos nomes dos artistas e suas caracterizações na obra.


A trilha do filme é basicamente a mesma do álbum, só foram feitas adaptações na introdução do filme e nas interpretações para se adequarem a voz de cada artista.

Dica:
Conhece mais algumas curiosidade sobre Tommy ou o The Who? Então comente ou faça contato, publicarei com o maior prazer.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...